Ordenação Heráldica

SÃO MARTINHO DO BISPO
ARMAS: Escudo verde, custódia de prata com ostensório, raiado de ouro, acompanhado em chefe de uma mitra episcopal do mesmo, forrada de vermelho e entre uma espiga de milho à dextra e uma pinha à sinistra, ambas de ouro; em ponta, três faixetas ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ S. MARTINHO DO BISPO”.
 
BANDEIRA: De amarelo, cordões e borlas DE OURO E VERDE. Haste e lança de ouro.
.
RIBEIRA DE FRADES
Brasão: escudo de verde, cruzeiro de ouro, aberto, lavrado de negro, encimado por estrela de prata; campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras. Coroa moral de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Ribeira de Frades"
Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
 
Selo: nos termos da lei, com a legenda: "Junta de freguesia de Ribeira de Frades – Coimbra"
 
Justificação da Simbologia:
Escudo: Escudo de verde
Coroa Mural: Coroa Mural de prata de três torres
Listel: Listel branco, com a legenda a negro: "Ribeira de Frades"
Estrela: Em chefe, uma estrela de prata. Representa Nossa Senhora da Nazaré, assim como as romarias e tradicionalidade da freguesia
Cruzeiro: cruzeiro de ouro, aberto, lavrado de negro. Representa o cruzeiro de Santo Cristo e a monumentalidade da freguesia.
Burelas Ondadas: campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras. Representa o Rio Mondego e as actividades económicas que lhe estão adjacentes.