Geografia

SÃO MARTINHO DO BISPO
Partindo de Coimbra e rumando sentido Oeste, encontra-se inevitavelmente, a uns 3,5 km, a Freguesia de São Martinho do Bispo que abrange uma área de 14,3 Km2 e que integra os seguintes lugares: Avial, Bencanta, Casais, Casal da Bemposta, Casal das Figueiras, Casal dos Cortiços, Casas Novas, Chafariz, Coalhadas, Corujeira, Cruzes, Escola Agrícola, Espadaneira, Espírito Santo das Touregas, Fala, Gorgulão, Louros da Corujeira, Montesão, Outeiro da Condessa, Outeiro da Corujeira, Parreiras do Monte, Póvoa, Ribeiro da Póvoa, São Martinho do Bispo, Saramago, Sujeira e os sítios dos Cortiços, Freixo e Geralda.
.
RIBEIRA DE FRADES
Situada a cerca de 6 quilómetros da sede de concelho, a freguesia de Ribeira de Frades desce a encosta de um outeiro, estendendo-se pelos terrenos planos das margens do Rio Mondego. É constituída por uma vasta área fertilizada pelas águas da Ribeira de Antanhol e o seu orago é São Miguel.
Relativamente às actividades económicas, predomina a agricultura, sendo o arroz e o milho os produtos por excelência; porém, há também produções de feijão, de batata, de cebola e algumas árvores de fruto; a proximidade do rio Mondego, que antes da sua regularização inundava as terras (o que originou a produção de salgueiros, que são aproveitados pelos artesãos para fazer trabalhos em vime), se por dificultava a produção agrícola, por outro lado, facilitava o escoamento dos produtos, assumindo o porto da Ribeira de Frades uma grande importância. Para além da agricultura, deve-se referir a pesca e as indústrias têxtil e do papel.
AREA: 6 quilómetros quadrados
LUGARES: Moinho do Calhau, Santa Eufémia, Ribeira de Frades, Ribeira Alta, Orvieira e Santiago.