IPMA - AVISO DE 3/10/2019

IPMA - AVISO DE 3/10/2019

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 72 horas, salienta-se o tempo quente e seco:
 
 
 
Hoje:
 
·         Vento até 30 km/h do quadrante Leste, tornando-se do quadrante norte a partir da tarde, sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas a partir do final da tarde. Na noite de hoje para amanhã, vento em geral fraco de norte/ Nordeste no interior Norte.
 
·         Condições atmosféricas propícias à introdução de comportamento errático em incêndios, dificultando o seu controlo, em especial no interior das regiões do centro e no Alto Alentejo durante a tarde.
 
·         Humidade relativa do ar baixa, entre 20 e 30% na generalidade do território, entre 10 e 20% na bacia do rio Tejo e no interior, com fraca ou má recuperação noturna na generalidade do território, em especial nas terras altas com valores inferiores a 30%.
 
·         Pequena subida da temperatura máxima para valores acima de 30 ºC na generalidade do território, entre 35 e 39 ºC na bacia do rio Tejo, no Alentejo, nas regiões do centro e no litoral norte.
 
 
 
Quarta-feira:
 
·         Vento fraco, tornando-se moderado (até 30 km/h) do quadrante norte a partir da tarde, por vezes forte (40 km/h) no litoral, em especial a norte do Cabo Carvoeiro. Nas terras altas do Norte e Centro, vento forte (até 45 km/h) de Norte/Nordeste a partir da tarde. Na noite de 4 para 5SET, nas terras altas do Norte e Centro, vento forte (40 a 50 km/h) do quadrante Leste, com rajadas até 65 km/h, até final da manhã de quinta-feira.
 
·         Condições atmosféricas propícias à introdução de comportamento errático em incêndios, dificultando o seu controlo, na generalidade do território e em especial nas regiões do centro, Estremadura e do interior durante a tarde.
 
·         Humidade relativa do ar baixa em todo o território, entre 20 e 30% exceto a faixa litoral, entre 10 e 20% no interior, com fraca recuperação noturna no interior e litoral Centro, em especial no sotavento algarvio com valores inferiores a 30% e nas terras altas.
 
·         Pequena descida da temperatura máxima, ainda assim com valores acima de 30 ºC na generalidade do território exceto na faixa costeira do centro, entre 35 e 39 ºC na bacia do rio Tejo, no Alentejo e nas regiões do interior centro.
 
 
 
Quinta-feira:
 
·         Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante Leste, temporariamente de noroeste forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental durante a tarde. Nas terras altas, em especial do Norte e Centro, vento forte (até 45 km/h) de Norte/Nordeste a partir do meio da tarde. Na noite de 5 para 6SET, nas terras altas, em especial do Norte e Centro, vento forte (até 40 km/h) do quadrante Leste até meio da manhã de sexta-feira.
 
·         Condições atmosféricas propícias à introdução de comportamento errático em incêndios, dificultando o seu controlo, na generalidade do território e em especial nas regiões do sul.
 
·         Humidade relativa do ar baixa em todo o território, inferior a 30% também no litoral, entre 10 e 20% na bacia do rio Tejo e no interior, com fraca recuperação noturna, sem recuperação em especial na região Centro e Alentejo, com valores inferiores a 30%.
 
·         Temperatura máxima, acima de 30 ºC na generalidade do território incluindo a faixa costeira (exceto o nordeste acima de 25ºC), entre 35 e 39 ºC na bacia do rio Tejo, Estremadura, no Alentejo e nas regiões do centro e no interior algarvio.
 
 
 
Sexta-feira:
 
·         Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante Leste, temporariamente de noroeste moderado (até 35 km/h) na faixa costeira ocidental durante a tarde. Nas terras altas, vento forte (até 40 km/h) de leste/Nordeste partir do final da tarde.
 
·         Humidade relativa do ar baixa em todo o território, inferior a 30% também no litoral, entre 10 e 20% na bacia do rio Tejo e no interior, com fraca ou sem recuperação noturna.
 
·         Temperatura máxima, acima de 30 ºC na generalidade do território incluindo a faixa costeira (exceto o nordeste acima de 25ºC), entre 35 e 38 ºC na bacia do rio Tejo, Estremadura e no Alentejo.
 
 
 
Sábado e domingo:
 
·         continuação da situação de tempo quente e seco durante a tarde, com fraca ou má recuperação noturna da humidade relativa em todo o território, vento do quadrante Leste até sábado, forte nas terras altas durante a noite e possibilidade de condições atmosféricas propícias à introdução




IPMA - AVISO DE 3/10/2019


CIDADÃO PARTICIPATIVO


OCORRÊNCIAS

CONTACTOS ÚTEIS

LIVRO DE VISITAS

BALCÃO VIRTUAL