Condições Meteorológicas Adversas

Condições Meteorológicas Adversas

Comunicado Técnico-Operacional N.º 34/2019 – Condições Meteorológicas Adversas
 
Situação Meteorológica:
 
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para domingo e segunda-feira:
 
· Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes no Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral, no domingo, prosseguindo na segunda-feira com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em todo o continente com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
 
· Queda de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude a partir do final da tarde de domingo e durante o dia de segunda-feira.
 
· Vento do quadrante sul forte com rajadas até 100 km/h a partir da manhã de segunda-feira, rodando gradualmente para o quadrante oeste. Nas terras altas, vento do quadrante sul forte com rajadas até 130 km/h, em especial nas regiões Centro e Sul e a partir da tarde, rodando gradualmente para o quadrante oeste.
 
· Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo temporariamente para 3,5 a 5 metros, agravando a partir do fim do dia de domingo para ondas com 5 a 7 metros de altura significativa.
 
Informação hidrológica relevante
 
· Prevê-se precipitação com persistência nas zonas montanhosas, entre domingo e segunda-feira, nas bacias hidrográficas do Norte e Centro, podendo acumular 100 mm em 48 horas. Importa manter a vigilância para monitorizar o aumento da cota dos cursos de água.
 
Deverá ser dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de rápido escoamento (rios Paiva, Corgo e Pinhão na bacia do Douro; rio Vez na bacia do Lima; rio Águeda na bacia do Vouga).
 
§  Não serão de excluir eventuais efeitos também nas bacias do rio Mondego (onde grande parte da bacia se situa a jusante das albufeiras).




Condições Meteorológicas Adversas


CIDADÃO PARTICIPATIVO


OCORRÊNCIAS

CONTACTOS ÚTEIS

LIVRO DE VISITAS

BALCÃO VIRTUAL