Capela de Nossa Senhor da Tocha

Dados do Património
Nome: Capela de Nossa Senhor da Tocha

A Capela de Nossa Senhor da Tocha, em Montessão, apresenta um conjunto gracioso, na sua categoria de capela regional. Pertence à segunda metade do século XVIII, possui corpo e santuário.
A fachada principal, de pináculos nos Ângulos e empena moldurada e cortada na base, mostra uma porta de ombreira e verga em dois planos, cabeceira alta , óculo deitado e de cimalha. A porta lateral, mais simples, tem semelhante cabeceira alta. As quatro janelas do corpo e as duas do santuário são largas e de cantarias recontadas.
Os dois tectos, repartidos em painéis, têm estes pintados de enquadramentos de tipos finais setecentistas.
O Retábulo de duas colunas e de glória solar, e obra corrente do tempo. A imagem de titular, Virgem com o Menino, é igualmente daquela época e corrente. O corpo alto avança em traçado mistilinio. Está em frente da capela, um cruzeiro de braço rectangulares, deslocado de um ponto inferior.
O actual edifício da Capela de São João Baptista, em Pé do Cão, é fruto de uma reforma efectuada no final do século XVIII.
A fachada é corrente, com porta de vão curvo cabeceira de cimalha mistilínia, sineira a esquerda e pináculos nos cunhais. Possui um pequeno retábulo de quatro colunas, setecentista. A inagem de São João Baptista, em pedra, pertence ao final do século XV, representando-o de túnica de peles que lhe cai até aos pés mais lhe cai até aos pés mas lhe deixa ver as pernas nuas. O púlpito, anterior a fachada, mostra o milésimo de 1768. Na sacristia, duas pequenas tábuas, insignificantes e repintadas, do século XVI, representam o Baptismo de Cristo e Creche.